segunda-feira, 4 de julho de 2011

Chá para se Aquecer no Inverno!


No inverno, aumenta a procura por alimentos quentes como sopas, fondues, quentão, vinho quente, chimarrão, chocolate quente, cappuccino e chás. A chegada do frio faz com que as pessoas busquem uma forma de manter o corpo aquecido consumindo alimentos que elevem a temperatura do corpo pelo menos por alguns minutos. Entre os alimentos citados , o chá é um dos mais consumidos por sua leveza e praticidade.

O chá é uma bebida conhecida mundialmente. É apreciado pelo seu sabor suave e aroma agradável. É também uma bebida milenar, sendo consumida há 5 mil anos. O país que iniciou o cultivo do chá foi a China, onde uma lenda marca o seu surgimento. Conta essa lenda que a bebida foi descoberta ao acaso, quando um imperador chinês estava fervendo água para torná-la livre de impurezas e caíram algumas folhas no líquido. Ao perceber o aroma gostoso, resolveu experimentar, achando muito saborosa a infusão e passando a ingerí-la com freqüência. Depois que se tornou popular entre os chineses, o chá foi levado para o Japão e, posteriormente, se expandiu por todo o planeta.

A infusão pode ser ingerida a qualquer hora do dia tendo o poder de proporcionar tranqüilidade em quem está bebendo. Infelizmente, a sensação de bem estar não é unânime. Há os que achem que o chá só deve ser tomado quando se está doente ou internado. Talvez porque, na infância, o chá tenha sido oferecido para essas pessoas apenas em situações desagradáveis criando um vínculo negativo com a bebida. Mas nunca é tarde para passar a aprecia-la! O chá pode ser consumido tanto gelado, refrescando o organismo durante o verão quanto quente, trazendo calor ao corpo nos meses frios. Existem diversos sabores de chá como, por exemplo, camomila, erva doce, erva cidreira, boldo, carqueja, mate, hortelã, maçã, frutas cítricas, pêssego, limão sendo que, os especialistas recomendam um tipo de sabor para cada ocasião. O chá combina com alimentos doces e salgados. Pode ser servido após as refeições principais (almoço e jantar), auxiliando na digestão; pela manhã ou à tarde, juntamente com biscoito de polvilho, pães, biscoitos doces, pipoca, bolos, torrada com geléia, margarina, requeijão ou ainda, antes de dormir, atuando como um calmante e estimulante do sono.

Uma boa notícia, em relação ao chá para os que seguem plano alimentar com a finalidade de perder peso, é que, se essa bebida for consumida com adoçante terá pouquíssimas calorias. Entretanto, seus acompanhamentos, normalmente são calóricos, você pode consumir chá nos intervalos das refeições principais, isto é, nos lanches da manhã, da tarde ou da noite, sem acrescentar muitas calorias no seu dia alimentar.

Aproveite o clima propício e reúna a família ou os amigos para uma tarde descontraída, com direito a muita conversa e, é claro, a presença da bebida que não pode faltar - o chá.

 
Por:
Roberta Stella
Nutricionista formada pela Universidade de São Paulo (USP)




2 comentários:

Lopez!!! disse...

Oi coração!!
Eu adoro cha menina.. tomo todos os dias.. (mesmo no calor) rsrs... SAbendo que ajuda na R.A então nunca pararei de bebê-lo rsrs.. Bjs e tenha um otimo dia!!

Lemariano disse...

Adoro chá, no inverno quentinho, no calor geladinho, hun tudo de bom!

Passando pra desejar um Ótimo final de semana!

Beijos