terça-feira, 19 de março de 2013


O que mais me chateia quando começo uma dieta é ficar contando calorias, pensar no jantar em pleno almoço e ficar decifrando os rótulos de cada produto, sei que isso estressa e gera ansiedade.

A neurose com a balança é o motivo de muitas pessoas que seguem rigorosamente a dieta não conseguirem perder nenhuma grama.

Eu li que quando uma a pessoa está com o emocional muito alterado, sua glândula supra renal libera cortizol na corrente sanguínea. Essa substância faz com que a pessoa engorde sem comer mesmo que coma pouco. Outro ponto muito importante quando falamos em ganhar peso é o controle compulsivo, isso ocorre quando nos preocupamos demais com a dieta alimentar, como comer é um prazer, se a pessoa não está bem por algum motivo, ela utiliza essa sensação de bem-estar ao comer como uma substituição. Há uma necessidade de comer o tempo todo não importando o que e a quantidade do que se está comendo.

Outro grande responsável é o estresse, ele pode prejudicar a perda do peso, o sono e a pressão arterial, inclusive, causando diversas doenças. Algumas pessoas quando muito ansiosas engordam e outras, emagrecem.

Não adianta também sair por aí achando que é só desencanar do regime, comendo de tudo e ficando feliz. Claro que se você comer sem parar, não praticar atividade física e exagerar nas quantidades, vai engordar.

Ser compulsivo atrapalha não só a vida social e o controle sobre o peso na balança. Na verdade, esse estado faz com que qualquer dieta não dê certo. Como diz minha nutricionista: todos nós precisamos de terapeuta!

Eu fiz um apanhado de dicas práticas: 

- procure diagnosticar quando você come por fome ou por vontade.

- não passe vontade, se está com desejo de comer um doce, coma, mas em pouca quantidade e use a lei do equilíbrio.

- se exagerar no almoço, pegue leve no jantar.

- para controlar a ansiedade, escolha atividades como ioga ou pilates, assim você troca o prazer de comer pelo bem-estar do seu corpo.

- divirta-se, se produza e seja feliz! seu corpo vai agradecer!

Nenhum comentário: